segunda-feira, 21 de julho de 2014

De luto pela Ciência em Portugal

Porque acredito que nós portugueses somos bons, temos potencial, e para o mostrarmos o País só tem que acreditar em nós, de nos dar uma oportunidade. O desinvestimento que se tem verificado nas mais variadas áreas tem feito com que se perca o maior/melhor dos nossos bens, o nosso conhecimento. Compreendo que o investimento nas Ciências seja muito maior do que em outras áreas, e que os seus frutos demorem, ou possam nunca surgir, mas a Ciência é a mãe de todas as restantes áreas de formação, ao cortarmos o investimento nas Ciências estamos a cortar a médio e longo prazo o investimento em todas as restantes áreas de formação.
Com uma formação base em Ciências, e conhecendo muitos investigadores nas mais variadas áreas percebo que aqueles que querem mesmo cumprir os seus objetivos são obrigados a procurar outros países, pois cá estão demasiado limitados. Se nas notícias muito raramente ouvimos falar de descobertas relevantes feitas por portugueses, isso apenas acontece, porque os investigadores portugueses estão associados a universidades de outras países, cujos nomes ficam com o reconhecimento, apesar de ter sido Portugal a financiar, e bem a sua formação, depois são lhes cortadas as asas, e têm que voar para bem longe.

E aproveitando para deixar beijinhos ao meus amigos cientistas que se encontram entre outros, pela  Austrália, Japão ,Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Suíça, República Checa, USA.

Este desabafo vem no seguimento disto.

Sem comentários:

Enviar um comentário